quinta-feira, 9 de abril de 2020



Claude Monet Regata de Argenteuil


O Regresso


Era quinta-feira 4:30 da manhã. Quando o telefone tocou. Do outro lado silêncio. Allan de poucas palavras não retornou...Tinha poucos amigos, vivia quase sempre enfurnado em seu quarto.. Foi abandonado pelo Pai aos 7 anos..Mas isso não foi determinante em sua vida. Allan tinha depressão, filho único buscava videos de auto ajuda para contradizer a crise existencial.. Estava se transformando em um inseto ..um rato de laboratório sem se comunicar com seus entes...Dava, pra escutar a linha férrea todos os dia, sua casa ficava ao lado das trilhas de trem... Então ele abusava de leituras. De Russos a Franceses foi sendo construindo uma persona.
E quando se olhava, no espelho se assustava, tinha face de um velho de tão abatido que estava. Precisou de remédios par dormir...Queria provar do sabor de ser independente . Mas tinha a mãe idosa aposentada para prestar auxilio... Era independente mas não se reconhecia como tal. Começa na vida de Allan uma nova fase...iriam se mudar... Era tudo o que que Allan sempre quis... Expandir-se. Sai do campo da ilusão e chegar a verdadeira liberdade. Gozar do prazer de degustar o alimento como propõe Epicuro . a Sensatez em junção a Prudência. O meio termo com subjaz Aristóteles.
Deste modo traçou um plano de perícias e praticas onde a causa e o efeito vão se integrar...Em busca da solução para problemas cuja subjetividade demanda as regras e espaço... Allan passou a abrir as janelas quando acordava, lavar o rosto , vestir uma boa roupa e fazer caminhada toda manhã. E foi com higiene que a vida volta ao normal...Lia o jornal matutino ao tomar café.. ao meio dia ia á missa.. e as 13:30 trabalhava como HOME OFFICE em casa. Allan apesar da vida reclusa tinha um ócio produtivo. Era administrador de uma corretora de seguros. Mantinha-se em casa a trabalho. Tinha uma conta no banco que reservava uma boa quantia. em dinheiro... Queria conhecer o mundo e tinha condições plenas de pagar sua passagem e embarcar sem medo... E entrou na NAU rumo continente europeu.
Então visitou locais como : Itália e Espanha. Na França conheceu Catarina... Não demorou e Allan e Catarina estavam planejando um precoce namoro voltaram para o Brasil juntos, e se planejaram se casar. Catarina era mãe solteira, estava ressabiada com a possibilidade de Allan não se dar bem com as crianças...Mas correu tudo bem.. E foram morar juntos...E pela primeira vez Allan pode compreender no mastro a bandeia do Estado , Maringá e Brasil com ternura com a beleza de um bem estar...

Um comentário: